Ao falarmos da “educação crítica” nos remetemos às contribuições de Florestan Fernandes, considerado um dos maiores sociólogos brasileiros. Aqui, então, cabe lembrar um dos aspectos trabalhados na obra do autor, que refletiu sob a formação das Ciências Sociais no Brasil e no mundo. Suas idéias, inclusive, colaboraram para a formação de uma escola voltada para a organização popular e os movimentos sociais, no interior de SP, em homenagem ao grande sociólogo.

A educação crítica pode ser compreendida como uma maneira de entender, vivenciar e defender o processo educativo de forma integrativo, contextualizado e participativo, visando o reconhecimento e transformação da sociedade. Uma corrente de pensamento defendida por pensadores como Florestan Fernandes, Henry Giroux, Paulo Freire e Pierre Bourdieu.

Na Residência Pedagógica de Sociologia de UNIVASF trabalhamos os aspectos da educação crítica defendida por Florestan Fernandes e interpretada, sob diversas óticas, por outros autores. Cabe-nos entender, no universo pedagógico-metodológico do processo educativo, a posição e a importância que a educação crítica ocupa, para pensar as contradições da educação e as soluções de seus problemas. Sobretudo no atual contexto de crise sanitária com o novo coronarivus, em que as escolas enfrentam o desafio do ensino remoto.

Por Matheus Rodrigues

Fonte 

FERNANDES, Florestan. A sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. - 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 1977.