NOÇÕES BÁSICAS DE CULTURA
Dentre as diversas concepções de cultura, a mais comum é conceber como um conjunto de comportamentos, tradições, valores, crenças e mitos construídos por diversos grupos étnicos em um longo processo histórico. Essa construção se dá através das relações sociais, fundamentada na capacidade humana de se comunicar, possibilitando assim a captação, transmissão e o registro dos seus comportamentos e ideias.
Assim como o ser humano, a cultura não é algo estável, mas sim dinâmica e mutável, passível de reconstrução dos seus elementos, considerando tanto a inserção de novas práticas culturais quanto a recusa de antigas práticas.
Ao longo do Séc. XIX tem-se um grande esforço para interpretar esses diferentes tipos de culturas, culminando no desenvolvimento de duas correntes de pensamento deterministas na tentativa de explicá-las. Uma foi a corrente do determinismo biológico, que entendia os diversos comportamentos atrelados as diferenças biológicas e do código genético entre os seres humanos (ideia de extrema influência nas teorias racistas e eugênicas). Ocorreu também a corrente do determinismo geográfico, a qual acreditava que o comportamento dos diferentes grupos sociais estava associado ao espaço geográfico e as condições ambientais em que viviam.
Cultura como aprendizagem
O filósofo John Locke já havia dito no final do século XVII que o ser humano nasce como uma folha em branco, e que o meio e as experiências de vida viria a preencher. Essa idéia reafirma que o indivíduo é construído através do processo de aprendizagem, sendo essa possível por meio da convivência social. Para esse processo dá-se o nome de “endoculturação”, onde o ser humano passa a processar os elementos culturais de determinado meio social. Além de Locke, o filósofo Jean-Jacques Rousseau também trás a importância da educação como instituição formadora e também responsável pela reprodução da organização social.
Dentre as diversas concepções de cultura, a mais comum é conceber como um conjunto de comportamentos, tradições, valores, crenças e mitos construídos por diversos grupos étnicos em um longo processo histórico. Essa construção se dá através das relações sociais, fundamentada na capacidade humana de se comunicar, possibilitando assim a captação, transmissão e o registro dos seus comportamentos e ideias.
Assim como o ser humano, a cultura não é algo estável, mas sim dinâmica e mutável, passível de reconstrução dos seus elementos, considerando tanto a inserção de novas práticas culturais quanto a recusa de antigas práticas.
Ao longo do Séc. XIX tem-se um grande esforço para interpretar esses diferentes tipos de culturas, culminando no desenvolvimento de duas correntes de pensamento deterministas na tentativa de explicá-las. Uma foi a corrente do determinismo biológico, que entendia os diversos comportamentos atrelados as diferenças biológicas e do código genético entre os seres humanos (ideia de extrema influência nas teorias racistas e eugênicas). Ocorreu também a corrente do determinismo geográfico, a qual acreditava que o comportamento dos diferentes grupos sociais estava associado ao espaço geográfico e as condições ambientais em que viviam.
Cultura como aprendizagem
O filósofo John Locke já havia dito no final do século XVII que o ser humano nasce como uma folha em branco, e que o meio e as experiências de vida viria a preencher. Essa idéia reafirma que o indivíduo é construído através do processo de aprendizagem, sendo essa possível por meio da convivência social. Para esse processo dá-se o nome de “endoculturação”, onde o ser humano passa a processar os elementos culturais de determinado meio social. Além de Locke, o filósofo Jean-Jacques Rousseau também trás a importância da educação como instituição formadora e também responsável pela reprodução da organização social.
Entendendo a diversidade cultural
A
antropóloga Ruth Benedict destacou que “ A cultura é como uma lente
através da qual o homem vê o mundo”, trazendo a importância de se
entender a diversidade cultural acompanhada a ideia de alteridade,
mostrando que as diversas culturas devem ser analisadas através da sua
formação específica e singular, evitando comparações hierarquizadas com
as demais.
Por Matheus Pereira Menezes
Fonte:
Cultura: Um conceito antropológico. Roque de Barros Laraia.
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