O ensino médio no Brasil passou por uma reforma pela lei de nº 13.415/2017,sendo assim ocorreram mudanças no currículo e consequentemente na disciplina de sociologia.

O contemporâneo currículo do novo ensino médio é lançado como base comum divididos por áreas dos conhecimentos, e nele também contém os itinerários formativos (que podem ser ofertados como conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, e outras situações de trabalhos em que os estudantes podem optar).

A mudança trouxe ainda mais novidades, agora apenas o ensino de língua portuguesa e matemática será obrigatório. Diante disso, faz-se necessário questionar: qual está sendo o lugar da sociologia no ensino médio após
 a reforma?

Analisando os principais impactos na Bahia sobre a aplicação da base comum com relação a área de sociologia, observa-se as seguintes alterações. Em primeiro lugar, nota-se a redução da quantidade de aulas, o que antes eram cinco horas/aulas semanais, agora passa a ser apenas três, ou seja, uma aula de sociologia para cada série. Em segundo lugar, houve uma diversificação no novo currículo, obtendo disciplinas obrigatórias como o Projeto de Vida, Iniciação Científica, Produção de Texto e Para Além dos Números (sendo esta apenas para os alunos do 2o ano), além disso, agora existem duas disciplinas que são eletivas para os alunos, mas essas devem ser criadas pelas professoras(es) no começo de cada ano letivo de cada escola.

A sociologia não sai dos currículos, mas é encontrada dissolvida em toda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tal como nos itinerários formativos. Pensar nas disciplinas que fazem parte do itinerário formativo pode ser um caminho para que a disciplina de sociologia possa ocupar mais espaço e aumentar abrangência das humanidades dentro da escola. Por Amanda Matos Resende Fonte:
BARBOSA, F, B; FIAMENGUE, E, C. "NADA TEM DE NOVO O NOVO ENSINO MÉDIO": o ensino de sociologia na reforma do ensino médio na rede estadual da Bahia. In: Congresso Nacional de Educação, VIII., 2022, Maceió. Anais eletrônicos [...] Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO_COMPLETO_E V174_MD1_ID14405_TB2281_10102022110310.pdf. Acesso em: 28 dez. 2022. 


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361#barra-brasil. Acesso em: 03 jan. 2023.