A evasão escolar é o ato de deixar de frequentar as aulas, ou seja, abandonar os estudos em decorrência de qualquer motivo, tornando-se um problema social que infelizmente vem inquietando a sociedade brasileira. Dentre os grupos educacionais mais afetados destacam-se os alunos do Ensino Médio. As causas vão variando, desde o nível de ensino proposto, ou em virtude da realidade social de cada educando no tocante a sua sustentabilidade.
Percebe-se que no ensino fundamental, os fatores é a distância da escola associada à falta do transporte escolar, ou de quem possa levar e buscar a criança. Já no ensino médio, a falta de interesse é que passa a ser uma das principais causas, a qual resulta do fato de que além do conteúdo educacional ser amplo, muitas vezes estão descontextualizado da realidade social em que estes jovens estão inseridos e essa opinião muitas vezes é partilhada não só por alunos, mas também por professores.
A situação econômica é outro fator. Para ajudar os pais, ou até mesmo para terem certa autonomia financeira, os estudantes começam a trabalhar sem ter concluído os estudos, fundamental ou ensino médio. Há aqueles que optam por conciliar as atividades laborais e escolares, muitas vezes impossibilitando a continuidade nos estudos, fato este que corrobora muitas vezes em priorizar o trabalho, e consequentemente acaba abandonando os estudos e a escola.
O bullying é outro fator que acaba influenciando no abandono dos estudos. Os alunos que sofrem bullying passam a não frequentar mais a escola. Existem diversos motivos pelos quais os estudantes acabam abandonando o ambiente escolar, e o ato de abandonar os estudos gera diversas consequências, portanto, medidas necessárias devem ser tomadas para resolver este grave impasse sócio educacional.
Por Raissa Evanuelle Rocha Almeida
0 Comments
Postar um comentário