ESCOLA E MERITOCRACIA

A meritocracia é um sistema e conjunto de ideias baseadas na crença em que todas as pessoas podem obter êxito social, profissional e destaque no grupo com base em suas competências e habilidade, e por isso merecem posição de destaque na sociedade.

Essa crença trás a ideia de que as oportunidades embora não sejam acessíveis igualmente para todos, é possível a superação e sucesso do indivíduo que se destaca. Por isso esta visão, algumas vezes, pode minimizar as limitações, vivências, posição social, diferenças de gênero, raça, ou outras formas de desigualdades.

Os estudos sociológicos podem ajudar a compreender a meritocracia como um modelo insuficiente para explicar a realidade social e o desempenho dos indivíduos numa sociedade desigual. Implicando diretamente na análise do fracasso educacional em escolas públicas da periferia e do interior do Brasil. Tendo em vista diferentes fatores que dificultam as instituições educacionais em proporcionar para esses alunos qualidade de ensino que possibilitem destaque social através da educação pública.

Por Leonardo Carvalho

Fonte:
LETÍCIA. Meritocracia na Educação: Injustiça que atinge em cheio toda categoria. sinprodf.org, 24 de Outubro de 2018.