QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DA EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL ?

A evasão escolar é prejudicial à formação profissional e social do indivíduo, pois pode acarretar no desdobramento de trabalhos informais que muitas vezes são vistos de forma inferiorizada, proporcionando maior dificuldade para inserção no mercado de trabalho de maior dignidade.

Vale ressaltar que o baixo nível de escolaridade influencia na qualidade dos serviços prestados, que é nivelada por baixo, tal como a sua remuneração, além de diversas perdas de direitos trabalhistas. As pessoas que não conseguem terminar os estudos, geralmente acabam ocupando cargos informais de menor qualificação com remuneração inferior às outras profissões.

Um indivíduo com baixa escolaridade pode também comprometer o discernimento de direitos e deveres, assim como dificultar a compreensão de aspectos sociais, e consequentemente podem ter maior dificuldade em sua evolução como cidadão, como profissional e até mesmo em sua vida pessoal.

Os estudantes que abandonam os seus estudos, muitas vezes acabam tendo uma autoestima baixa, dificultando o seu relacionamento com as outras pessoas, seja pessoal ou profissional, e consequentemente afetará sua qualidade de vida.

Em longo prazo, a evasão escolar gera sérios problemas a um país em virtude da baixa escolaridade contribuindo com a desigualdade social e aumentando as discrepâncias econômicas, dificultando assim a ascensão social de pessoas que se encontram em camadas sociais mais vulneráveis. Ademais, a evasão escolar influencia os resultados de desempenho sócio educacional comprometendo os objetivos dos índices educacionais, afeta também o desempenho dos profissionais da área da educação, como professores e gestores que não encontram alternativas para solucionar este problema.


Por Raissa Evanuelle Rocha Almeida


Fonte:
BARBOSA,Raimundo.Marcos,Ronaldo. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Dropout and abandonment of school in Brazil: factors, causes and possible consequences.

BARROS, Ricardo Paes de (org). Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens. INSPER. 2017.