ORGANIZAÇÕES COMUNITÁRIAS COM BASE NA COOPERAÇÃO


As organizações comunitárias apresentam em suas propostas uma importante ação no tocante a direcionar as comunidades em suas reivindicações, ou até mesmo contribuir na organização das mesmas, direcionando-as aos propósitos almejados. Neste contexto, a autora Adriana Ventola Marra, conceitua as organizações comunitárias, da seguinte forma: “Quando duas ou mais pessoas se organizam com um objetivo comum e assumem uma personalidade jurídica própria.” O objetivo final dessa organização não é o lucro, mas sim, a cooperação, o trabalho em equipe, interação entre seus membros, ajuda mútua, etc. Sempre em busca de melhores soluções para os desafios da coletividade envolvida.


A autora destaca ainda que há diversas formas de organizações comunitárias, entre elas, temos: associações, cooperativas, sindicatos, conselhos, e muitas outras. Suas principais causas para criação são sociais, culturais, filantrópicas, econômicas e científicas.


As associações não objetivam o lucro, sua organização apresenta-se de forma coletiva e democrática, buscam defender os seus interesses dos associados, por outro lado, a cooperativa é uma associação coletiva de pessoas que voluntariamente buscam realizar seus objetivos, bem como, atender suas necessidades sociais, econômicas, culturais, sua gestão também é democrática. Já a sociedade empresária, é organizada para a produção e ou movimentação de serviços e bens.


Marra, apresenta detalhadamente as características comuns e as principais diferenças entre as associações, cooperativas e sociedade empresárias. Demonstrando de forma clara todas as diretrizes de funcionamento como a natureza, o objetivo, a constituição, o voto, os pagamentos, o lucro, a legislação e registro de cada uma. Tornando-se mais fácil a compreensão e diferenciação das mesmas em suas atividades e fins. As principais diferenças entre elas foram relacionadas quanto à natureza, constituição, as formas de gestões e os seus objetivos.


Por Patrícia de Brito P. de Santana


Fonte:

http://proedu.rnp.br/handle/123456789/578?show=full