Conhecendo cada tipo de democracia


O conceito de Democracia modificou-se ao longo do tempo, e somente a partir do século XX começou a ser considerado por muitos como um critério de legitimação da vida política. A democracia pode ser dividida em três níveis de desenvolvimento que são: Democracia direta, democracia representativa e democracia participativa.

A Democracia Direta ou clássica, foi exercida em Atenas, porém, atribuída somente por aqueles considerados cidadãos que na época eram apenas os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade. Os demais habitantes como as mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de qualquer participação política. Não havia eleições para escolher representantes, mas sim, um corpo de cidadãos que legislava, sendo o demos (povo) a autoridade soberana para exercer as funções legislativas, ou seja, a cidadania ateniense requeria a participação direta dos cidadãos nos assuntos da polis (cidade).

A Democracia representativa ou indireta, nos remete a um conceito mais moderno, surgiu com as revoluções burguesas da Europa, entre os séculos XVII e XIX, com os ideais iluministas de liberdade e razão. O pilar desse modelo é a noção de soberania popular que se efetiva pelo exercício do voto. Nesse momento outras instituições políticas são criadas e se tornam indispensáveis em um regime democrático com a separação dos poderes, o respeito às leis, a livre manifestação do pensamento e a cidadania. A participação dos cidadãos é indireta, periódica e formal e se expressa por meio das instituições eleitorais e dos partidos políticos, ou seja, escolhemos pessoas através do voto para nos representar.

A Democracia participativa ou semidireta, tem como principal objetivo estreitar a distancia entre o povo e o governo, propiciando uma maior participação cidadã, surgiu como alternativa para superar as deficiências do modelo representativo. É um sistema possibilita uma maior participação cidadã.

Por Eduardo Jeans Nunes da Silva

Fonte:
DAHL, Robert Alan; LIMONGI, Fernando; PACIORNIK, Celso. Poliarquia: participação e oposição. Edusp, 1997.

Sociologia em movimento. – 2. Ed. – São Paulo : Moderna, 2016.