Associativismo

 

O associativismo envolve toda iniciativa na qual reúne alguns grupos de instituições ou pessoas que possuem interesses comuns e buscam superar possíveis dificuldades, podendo ser econômicos, sociais, culturais ou políticos. Assegurando o patrimônio formado pelas doações, contribuições, desses associados. Além de apresentarem deliberação livre, geralmente em assembleia-geral, tendo direito apenas a um voto de cada associado, formalizam-se como uma entidade de direito privado com personalidade jurídica.

As associações são classificadas de acordo com sua função e seus objetivos. Dentre as mais comuns podem ser citadas as de moradores, de produtores rurais, de atividade profissional, de pais e mestres, de consumidores, desportivas e culturais, sociais em defesa da vida, de compras e filantrópicas, etc.

Para reunir as pessoas em associações é necessário ter objetivo comum, na maioria das vezes é escolhido para representar o grupo dos sócios alguma liderança, escolhida em assembleia, ao qual o escolhido geralmente está envolvido com ações e engajamento do grupo ou dos respectivos membros. A escolha da liderança tem que ser feita com muito cuidado, pois a mesma é de fundamental importância para o sucesso do grupo. Antes de escolher o líder, deve-se ter conhecimento de suas principais características, dentre as quais que seja capaz de estimular e integrar as pessoas, motivando ao trabalho em grupo, coordenando as ações das pessoas em busca de realização comum a todos os associados, que seja um bom ouvinte, com habilidade para negociar, que seja honesto, que conheça o ambiente e a realidade da associação, além de outras características que reforce sua competência técnica.

Não menos importante do que a liderança, o envolvimento e a participação dos associados são primordiais em todas as iniciativas da instituição, haja vista que as decisões a serem adotadas devem ser decididas pela participação dos sócios nas reuniões em que os mesmos devem partilhar e ou avaliar ideias, saber ouvir e expressar suas opiniões, contribuindo assim com as normas estabelecidas no estatuto da associação.

 

Por: Patrícia Santana

Fonte: http://proedu.rnp.br/