A diversas formas que a sociologia pode contribuir na formação e aprendizado dos jovens



O ensino de sociologia é essencial para que o aluno possa entender mais sobre as relações sociais, instituições, trabalho, assim como, contribui favorecendo ao estudante uma maior compreensão sobre os direitos, deveres como cidadão inseridos na sociedade.

Os conhecimentos sociológicos auxiliam na emancipação social. Traz para o discente as formas de compreender o seu lugar no mundo social, e para isso ocorrer, a sociologia traz diversos temas a serem trabalhados na sala de aula, que são: movimentos sociais, cidadania, desigualdade social, Estado e Políticas Públicas que trabalham para a emancipação social dos jovens.

Ademais, a área da sociologia favorece no reconhecimento das identidades, seja sobre o reconhecimento de um grupo, indivíduo e/ou sobre si mesmo. Isso ocorre quando a sociologia aborda assuntos como gênero, etnias, juventude, grupos sociais e classes sociais. Fazendo com que o jovem, quando imerso na fase de socialização secundária, possa compreender as diversidades étnico-raciais, de gêneros e classes que permeiam ao seu redor.

A sociologia no Ensino Médio vem para acrescentar nas múltiplas potencialidades e dimensões do indivíduo – social, econômica, política e cultural –, sendo bastante importante, até mesmo para contribuir no aprendizado das outras disciplinas presente no currículo escolar, por exemplo, a relevância da sociologia para ajudar na interpretação e produção de textos que podem ser utilizadas nas disciplinas de português e redação.

Por: Amanda Matos Resende

Referência: BODART, Cristiano. A importância do ensino de sociologia no Ensino Médio. Blog Café com Sociologia. 9 jan. 2020.