A Era da Informação

 

Ao longo da história da humanidade, fomos passando por diversas evoluções na maneira de compreender e se relacionar com o mundo ao nosso redor. E, foi a partir dos avanços tecnológicos provenientes da Terceira Revolução Industrial, nos anos seguintes a 1950, que se deu início a Era da Informação ou Era Digital e com ela a criação do mundo digital.

Uma das singularidades dessa era é a grande capacidade de armazenamento e compartilhamento de informações, assim como, sua universalização, onde pessoas em locais distintos do mundo estão interligadas através de um click. E entre as principais invenções e descobertas desse período se destacam a criação do primeiro computador, do primeiro aparelho celular e da Internet. Tamanho avanço nas áreas de eletrônica, robótica e informática também possibilitaram o desenvolvimento de processos produtivos e de avanços na área da engenharia espacial, com lançamentos de foguetes e a ida do homem à Lua.

Nessa época, mudanças são constantes e acontecem de forma rápida, nesse sentido, as trocas de informações instantâneas e globalizadas passaram a ter papel importante nas redes de informações que vem surgindo através do advento da internet. Tamanho poder de comunicação nos dá a possibilidade de ampliar as fronteiras do nosso conhecimento, bem como, fortalecer a democracia, como no caso das mobilizações via Twitter, que desencadearam protestos que vieram a derrubar ditadores na chamada Primavera Árabe que ocorreu a partir de 2010, ainda assim, por outro lado, vimos às mesmas redes de informações sendo usadas para propagação de conteúdo falso (fake news), que podem afetar a democracia e a opinião pública.

 

Por: Eduardo Jeans Nunes da Silva

Fonte:

Revista de informação legislativa, v. 50, n. 199, p. 143-161, jul./set. 2013.

CASTELLS, Manuel. Medeiros, Carlos Alberto. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. p. 9-32, 2013. Rio de Janeiro: Zahar, 271.