Evasão Escolar: dificuldades enfrentadas pelos docentes e discentes da Educação de Jovens e Adultos - EJA  


Analisando o contexto histórico relacionado a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, é possível observar que existem mudanças significativas e essenciais referentes a esta modalidade educacional, principalmente na legislação e na metodologia utilizada no processo ensino-aprendizagem. Tais mudanças se mostram necessárias para que possamos democratizar cada vez mais a educação, principalmente a de adultos, possibilitando reduzir a evasão escolar e ampliando cada vez mais o número de alfabetizados. 



A Educação de Jovens e Adultos apresenta suas modalidades de ensino no formato presencial bem como na Educação a Distância (EaD). Levando em consideração que essa modalidade de ensino admite pessoas que não tenham terminado o ensino médio na adolescência ou no início da vida adulta. Por qualquer motivo, sendo assim existem requisitos prévios para que o aluno possa cursar cada categoria do EJA. No tocante ao Ensino Fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos de idade. Para quem possa participar do Ensino Médio é necessário contar com 18 anos de idade e ter concluído o Ensino Fundamental.



Os professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA também enfrentam grandes desafios, pois além de ensinar, é necessário estimular os estudantes a refletirem sobre sua própria realidade social. “O método pedagógico é função da cultura existente. ” (PINTO, 2010). No contexto sócio educacional do educando, destaca-se às normas jurídicas. Se faz necessário referendar a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 6º, do qual trata a educação como um dos pilares que fortalece os direitos sociais juntamente com a alimentação, moradia entre outros. 



Residente: Raissa Evanuele Rocha Almeida 



Referências: 

BIZONI, A. M. Educação de Jovens e Adultos: as dificuldades enfrentadas para a inclusão no sistema de ensino. Folha Dirigida, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria2 de Edições Técnicas, 1988.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo. Editora Cortez, 2010.