A cultura do fracasso escolar tem os seus pilares na reprovação escolar, distorção idade-serie e abandono escolar. Existem diversos fatores que levam ao abandono escolar, a pobreza, pais com menos educação, famílias desestruturadas e problemas com álcool e drogas no ambiente familiar, tendo como base a desigualdade social.
O Norte e o Nordeste são as regiões com maior taxa de abandono escolar, sendo a primeira com (29%) e a segunda com (27,6%). São os indígenas os estudantes que mais sofrem com a distorção idade-serie (40,2%), seguindo de pretos (29,6%) e pardos (23,9%).
O Brasil está entre os cinco que mais reprovam. Para enfrentar esse problema, é necessário acreditar que as crianças aprendam a desenvolver a cultura do sucesso escolar. Além disso, é preciso melhorar a avaliação da aprendizagem e que os fatores envolvendo sejam mais objetivos. Criar um ambiente democrático, buscando novas formas de aprendizagem que alcance esses alunos dentro da sua realidade.
Por: Leonardo Silvestre de Carvalho
Por: Leonardo Silvestre de Carvalho
ALVERESE, Ocimar. A Cultura do Fracasso Escolar, jornal da USP. <https://jornal.USP.br/ atualidades
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