Com o desenvolvimento da globalização, a forma de ser e estar das pessoas mudaram. No mundo, novas relações estão sendo estabelecidas, nova lógica organizacional, novas formas de agir, pensar e se portar. As novas tecnologias passaram a se fazer presente em todas as áreas da vida das pessoas: social, política, e educacional, por isso necessita-se de boas estratégias para usar essa tecnologia ao nosso favor.
Além disso, atualmente, muitas pesquisas mostram que as tecnologias empregadas de maneira adequada facilitam o processo educativo à modo que desmistificando o erro, valoriza a independência do estudante, muda-se a ênfase do ensinar para aprendê-lo, redimensiona a metodologia do professor e ultrapassa os muros da escola.
Deste modo, para direcionar o Ensino de Sociologia, precisa-se de elementos de suma importância para que a disciplina seja apresentada por meio de seus temas, conceitos e teorias de maneira dinâmica .
Não se pode deixar que o Ensino Médio, se torne uma fase monótona e desinteressante na Educação Básica, pois ela é essencial para que o ingresso na universidade seja desenvolvido com êxito e inovar com novas metodologias é crucial para isso. É importante destacar que muitas são as opções de inovações nas aulas, como por exemplo, o uso de metodologias ativas, sala de aula invertida, júri simulado, teatro, música entre outras.
Por: Laura Bruna.
Referência : SILVA, José Edson da. Ensino da disciplina de sociologia: tecnologias contemporâneas utilizadas como estratégia de aprendizagem no ensino médio. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
0 Comments
Postar um comentário