Os estudantes do curso de Segurança do Trabalho reuniram-se, junto com o professor Valdeir Oliveira para o ensaio de uma peça teatral muito importante, que fala do 2 de julho, independência da Bahia.

Estavam presentes os discentes bolsistas do Programa Residência Pedagógica, joseilton carvalho, Laura Bruna e Edmundo Gonçalves.

 

Os estudantes ensaiaram uma peça teatral que fala de três importantes mulheres, que foram fundamentais na independência da Bahia, Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa, essas consideradas heroínas na independência da Bahia.

 

A peça trará momentos importantes dessas mulheres, contando um pouco a bravura, as lideranças em batalha e as lutas armadas.

 

A arte teatral busca nesse contexto sociológico a questão da mulher dentro de uma sociedade patriarcal, que desde o período colonial e atualmente, colocam a mulher em uma posição de subalternidade. O exemplo destas mulheres serve para desconstruir toda essa estrutura ideológico patriarcal.

 

A coragem, a força dessas mulheres, que contribuíram para a independência da Bahia e que muitas vezes passam despercebidas na história, nos faz perceber que a mulher pode e deve ir além do que a sociedade patriarcal estabeleceu para elas.

por Joseilton Carvalho