AUTISMO  E INSTRUÇÃO  ESCOLAR 


No capítulo da obra do Lucas Surian, titulado como autismo e instrução escolar, o psicólogo explica sobre as escolas especiais e seus impactos, afinal de contas, um estudante autista precisa de uma escola especial ou pode frequentar uma escola comum?

Para o autor, “vários autores ingleses sustentam que ambas as escolas possuem vantagens e desvantagens e, muitas vezes, não é possível afirmar com provas bem documentadas que as primeiras prevalecem sobre as segundas ou vice-versa.

Entretanto o estudante dessas instituições correm o risco de serem estigmatizados, pois eles não terão uma socialização plural e heterogênea, além de possíveis problemas como tais: Identificação, profissional qualificado e adequadamente informados, falta de ambientes adequados e truculência. 

Residente: Edmundo Monteiro

Fontes: Surian, L. (2010). Autismo-Informações Essenciais para Familiares, Educadores e Profissionais da Saúde. São Paulo: Paulinas.