O Papel das Políticas Públicas no Combate à Evasão Escolar no Brasil 

A evasão escolar no Brasil é uma realidade que compromete não apenas o futuro individual dos estudantes, mas também o desenvolvimento social e econômico do país. No entanto, as políticas públicas desempenham um papel crucial na busca pela reversão desse quadro preocupante. Alguns dos papéis desempenhados pelas políticas públicas para reverter essa situação são:

Incentivos Financeiros e Bolsa Família: As políticas de incentivo financeiro, como o programa Bolsa Família, têm desempenhado um papel fundamental na redução da evasão escolar. Ao aliviar a pressão financeira sobre famílias de baixa renda, tais programas tornam a continuidade educacional mais acessível e incentivam a permanência dos alunos na escola.

Qualidade do Ensino e Intervenções Pedagógicas: A melhoria na qualidade do ensino é um foco central das políticas públicas. Investimentos em capacitação de professores, currículos mais atrativos e tecnologias educacionais visam criar um ambiente de aprendizado mais estimulante. 

Inclusão e Acessibilidade: A promoção da inclusão de alunos com deficiência é outra dimensão crucial das políticas públicas. Esforços para tornar as escolas mais acessíveis, tanto fisicamente quanto em termos de metodologias adaptativas, garantem que todos os alunos tenham oportunidades iguais de aprender e prosperar. 

As políticas públicas desenvolvem papéis muito importante na redução da evasão escolar no Brasil. Através de estratégias que abordam as causas subjacentes e oferecem suporte holístico aos alunos, o país pode construir um sistema educacional mais inclusivo e eficaz. 


Residente: Raissa Evanuelle 


PEREIRA, Michele Cezareti. Evasão escolar: causas e desafios. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do conhecimento: Ano 04, ed 02, vol 01, pp 36-51, ferreiro de 2019 

Ministério da Cidadania. Programa Bolsa Família. Brasília, Ministério da Cidadania, Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. 2019d. 

Ministério da Educação. Programa Caminhos da Escola. Br ARBACHE, Ana Paula Bastos. A formação do educador de pessoas jovens e adultos numa perspectiva multicultural crítica. São Paulo: Vozes, 2001