Ane Addams foi uma socióloga e ativista social norte-americana que viveu entre o final do século XIX e meados do início do século XX. Conhecida por seu trabalho pioneiro no campo do serviço social e sua luta para melhorar as condições de vida da classe pobre, foi uma das primeiras mulheres a estudar sociologia nos Estados Unidos e em 1889 fundou a primeira instituição Hull House, um centro de serviços sociais que surgiu com objetivo de promover ações que combatessem as mazelas sociais e ajudassem as classes menos abastadas, posteriormente a instituição torna-se um modelo para futuros centros de trabalho social no Estados Unidos.

Uma importante contribuição de Addams para a sociologia foi seus estudos sobre as relações socioeconômicas e os problemas sociais como a pobreza, a criminalização e marginalização dos povos, defendo que as desigualdades sociais promovia esses problemas socalcos, que o melhor caminho para combatê-los seria reformas sociais se políticas públicas.

Publicou diversas obras para se pensar a sociedade como ‘’Democracia e Ética Socia(1902)’’, ‘’Porque as devem votar (1910)’’. Promoveu uma abordagem teórica de empoderamento feminino nas questões políticas sociais e a urgência da garantia de assegurar saúde, educação e moradia para as mulheres. Elucidou também outras teorias sociológicas como o conceito de ‘’democracia social’’, na qual conceitua a ideia de uma sociedade democrática e que todos os indivíduos deveriam ter os mesmos direitos cívicos e benefícios sociais, defendo que a participação coletiva da sociedade promoveria um ordem social mais igualitária e com justiça social.

As contribuições de Jane Addams são atuais porque refletem a sociedade moderna, pois as mazelas sociais analisadas por ela são vistas ainda na atualidade. Seja em suas contribuições no trabalho prático ou em suas análises acadêmicas.


Por: Larissa Abreu

Fonte:https://www.womenshistory.org/educationresources/biographies/janeaddamshttp://www.scielo.org.co/pdf/traso/n18/2256-5493-traso-18-13.pdf