Evasão Escolar no Brasil: Desigualdade de Classes


A desigualdade de classes é um dos principais fatores que contribuem para a evasão escolar no Brasil. Alguns pontos a serem considerados em relação a essa questão incluem: 


Acesso a Recursos Educacionais: Famílias de classes sociais mais baixas muitas vezes têm dificuldade em proporcionar aos filhos o acesso a recursos educacionais adequados, como material escolar, transporte e livros didáticos.


Necessidade de Trabalho Infantil: Em muitos casos, as crianças de famílias mais pobres são forçadas a trabalhar para contribuir com a renda familiar, o que pode levar ao abandono da escola. 


Condições de Vida Precárias: A pobreza pode levar a condições de vida precárias, incluindo falta de moradia adequada e nutrição insuficiente, o que afeta negativamente o desempenho escolar e pode levar à evasão. 


Escolas em Áreas Vulneráveis: Escolas em comunidades de baixa renda muitas vezes enfrentam desafios estruturais, como falta de infraestrutura adequada e professores mal remunerados, o que impacta a qualidade da educação oferecida. 


Transporte e Distância: Em áreas rurais e periferias urbanas, a falta de transporte público confiável pode tornar difícil para os estudantes mais pobres chegar à escola regularmente. 


Para enfrentar a evasão escolar relacionada à desigualdade de classes, é essencial que o governo e as instituições educacionais adotem abordagens que reduzam as disparidades socioeconômicas no acesso à educação. Isso pode incluir investimentos em infraestrutura escolar, programas de assistência social direcionados e a promoção de uma educação inclusiva que leve em consideração as diferentes realidades socioeconômicas dos estudantes. 


Residente: Raissa Evanuelle 


Referências: LIBÂNEO J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. 


Evasão escolar: desigualdades entre classes sociais" - de Ronaldo Marcos de Lima, Iomar Assis S. Oliveira e Rodrigo de Oliveira Abib.